quarta-feira, 13 de julho de 2011

PLANO DE AULA

Escola Municipal Pe. Nicolau Gouverneur
Professoras: Edilene Appelt, Maria L. Niedermeyer, Priscila Rigotti Frantz.

LENDO E INTEPRETANDO FÁBULAS ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS
Objetivos
·         Utilizar a internet como ferramenta de pesquisa;
·         Facilitar a interpretação usando a televisão, filme;
·         Estimular a leitura e a escrita;
·         Interpretar as fábulas de diferentes maneiras.

Conteúdos
·         Leitura;
·         Interpretação;
·         Filme: Fuga das galinhas;
·         Produção de texto e desenho.

Anos
·         1° ano
·         3° ano  
·         6° ano

Tempo estimado
·         4 aulas 

Metodologia
                A metodologia será realizada em 2 etapas, ou seja 2 aulas para cada etapa.
Primeira etapa
                Conceitualizar o que é uma fábula, e explicar quais são os objetivos da atividade. Levar os alunos ao laboratório de informática para acessar a internet e pesquisar diferentes fábulas e ou assistir filme.
Os alunos deverão escolher uma fábula, a qual deve ser salva em arquivo Word e posteriormente impressa.

Segunda etapa
                Com a fábula escolhida e impressa, cada aluno do 6° ano deverá modificar sua fábula, produzindo um novo fim, ou um novo fato a ela. Ou ainda pesquisar provérbios (moral da história ) na internet e produzir uma nova fábula.  E o alunos do 3° ano reproduzirão a fábula escolhida e impressa em forma de desenho,  dando ênfase a moral da fábula, a qual dá sentido a história. Podendo ainda produzir um pequeno texto, frases, palavras. O 1° ano deverá colorir a imagem relacionada com a fabula assistida, comparando com a fábula ``A galinha dos ovos de ouro. ``
Avaliação
A avaliação será no decorrer das atividades, levando em consideração os seguintes aspectos: comprometimento na realização das atividades, interesse, participação e a organização. Buscando por meio de diálogo e observações compreender se houve apropriação de conhecimento e relevância do uso das ferramentas tecnológicas, como o uso da internet.

Avaliação aplicação do plano de aula

1.       A turma recebeu bem a proposta da atividade?
Sim, pois os alunos raramente têm acesso as tecnologias, somente na escola, quando o laboratório não é disputado. E o conteúdo envolvido também é interessante.

2.       A  proposta envolveu e animou os alunos? Todos ou alguns? Nenhum?
Todos os alunos mostraram envolvimento e animação, pelo fato de estar em contato com o computador, uns pelas poucas vezes que utilizam e estar aprendendo a utilizar, outros por aprender novas ações.

3.       O que envolveu os alunos foi a atividade em si ou o uso do laboratório de informática?
Com certeza o laboratório de informática, mas quando desenvolveram a atividade no papel mostraram clareza e envolvimento.

4.       Há alguma outra organização do grupo que possa fazer o trabalho transcorrer de forma mais adequada do que transcorreu?
O trabalho ocorreu muito bem, os alunos têm facilidade em aprender com a tecnologia, mas nós educadores precisamos utilizar mais esta ferramenta de aprendizado com os alunos, para melhorar gradativamente.

5.       Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho ocorrer de forma mais adequada e interessante?
Não, pois seria o uso do computador, o que muitos não têm acesso. E a leitura a qual estão em processo de aprendizagem.

6.       Vocês ficaram satisfeitos com a atividade?
Sim, pois devido as dificuldades já citadas, todos com suas dificuldades realizam a atividade.

7.       Que coisas puderam perceber quanto a forma de aprender dos alunos?
Afeição pelo diferente, a tecnologia chama a atenção e desperta a curiosidade, que traz facilidade em aprender.

8.       Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries e outras disciplinas? De que forma?
Sim, pode ser desenvolvida em várias séries como fizemos, podendo ainda trabalhar com outras disciplinas como, por exemplo: os animais presentes nas fabulas na disciplina de ciências, usando a tecnologia também.

9.       A atividade pode envolver mais de uma disciplina? Seria mais interessante se envolvesse professores de outras disciplinas?
Com certeza sim, pois uma disciplina complementa a outra, um professor pode contribuir com o outro, tornando a atividade bem mais produtiva e interessante.

10.   O desenvolvimento da atividade e a forma como aconteceu com seus alunos sugerem algum desdobramento, alguma outra ação de decorra dela e possa ampliar seus ganhos?
Sim, pois abre caminhos para usar as tecnologias mais freqüentemente para ampliar conhecimentos propostos em sala de aula, no livro didático, em uma leitura ou até mesmo em proporcionar ludicidade nas aulas.

11.   A partir do que foi anotado em sala, seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade que pudesse ser preenchida pelos alunos ainda durante a atividade ou que refletisse seu processo ao longo dela?
Sim, pois o aluno poderia se auto-avaliar, e avaliar o seu desempenho e seu aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário